terça-feira, junho 27, 2006

Timor Leste , a luta continua !!!





Ao longo de todo este processo que levou a auto-determinação de Timor Leste e todo o período quer anterior a este quer posterior , sempre me fez muita confusão as posições assumidas pela Austrália, que sempre deu a imagem de jogar em dois tabuleiros, sempre tendo como fim os mares de petróleo timorenses. Ao longo do período da vergonhosa presença da Indonésia em Timor , a Austrália sempre foi cúmplice e para escândalo chegou mesmo a assinar acordos de exploração do petróleo de Timor com a Indonésia, ou seja, assumir a anexaçao de Timor como 27ªProvincia Indonésia como dado adquirido. Ao longo de todo este período, também a ONU foi culpada, pois nada fez, e foi preciso esperar tanto tempo para finalmente a ONU assumir o seu papel e finalmente conseguir-se uma solução para Timor. Mas ainda há muito para fazer e pessoalmentre cada vez me faz mais temor este período de instabilidade que está novamente a atravessar a ilha e onde me dá claramente ideia que há pessoas que não estão intressadas na estabilidade da ilha. O problema ali parece ser mesmo o petróleo, e era altura de uma vez por todas se acabar com o neo-colonialismo que a Austrália vem tentando a anos em Timor. Por um Timor Livre , e em progresso !!!






2 comentários:

O Micróbio II disse...

Pelos vistos continua a tentar desviar-se a atenção dos verdadeiros culpados. Toda a gente se esquece que fomos nós que abandonámos, é a palavra mais correcta para designar o que aconteceu na altura, Timor... deixando aquela terra às mãos de quem lhe quisesse pegar. Os indonésios agradeceram! Os Australianos aproveitaram! E nós que "abandonámos" como uma mãe que abandona uma criança na rua, aparecemos agora a querer reinvindicar e acusar... tenham juízo!

Anónimo disse...

Amigo Micróbio , todos reconecemos que muita da culpa pelo que se passou em Timor foi nossa, de Portugal . No entanto, não podemos esquecer outros intervenientes , como a Indonésia, sim , porque foi ela que invadiu um território que não era seu, causando milhares de mortes e sofrimnento em outros milhares . Também a Austrália foi conivente com todo este processo , assim como a ONU , que actuou de uma forma incrivelmente passiva. Existe um livro de Paula Escaramanha , das Ediçoes Almedina que descreve tudo o que a ONu fez nesses trágicoa anos e é manifestamente pouco . Quando fiz o texto nunca pretendi esquecer as culpas de Portugal, apenas lembrar a posiçao , para mim , ambígua que sempre teve a Austráçia