domingo, novembro 13, 2005

As intermitências sobre a morte


Acerca da leitura que estou a fazer do último livro de José Saramago , e o qual me parece indescutivelmente uma das suas melhores obras , vieram-me a lembrança algumas interrogações . Porque continua Saramago a ser tão ostracizado por grande parte da sociedade portuguesa? Será que muitos dos sectores conservadores da sociedade portuguesa , igreja incluída , ainda não perdoo-ou a Saramago , ter sido ele , um comunista assumido a ganhar o nobel para Portugal?

3 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que seja hostilizado pela direita e igreja! No entanto, no sentido global acho que é uma figura com bastante prestigio em Portugal e no mundo. Em minha opinião, acho que deveria ter sido mais resistente e ter continuado em Portugal.

Tanque Silva disse...

Nao concordo , nao podemos esquecer a censura que Cavaco Silva levantou a uma das suas obras. Saramago fez o que dezenas de quadros portugueses fazem , procuram melhores condiçoes e um sitio onde o seu trabalho seja reconheciso . Cá , era hostilizado , por um regime que preferia o nobel para um escritor do regime , estilo Agustina ou Lobon Antunes.

Anónimo disse...

Ainda em recentes ferias , em conversa com espanhois tive oportunidade de ver o carinho que estes tem por ele.Para que voltar , quando o espera uma igreja e toda a sua cupula autoritaria...